Aula de Meditação

“A nossa mente é como a corrente de um rio poluído. A água pode estar suja, contaminada. Mas basta pararmos de o poluir, que ele próprio, com o tempo, promove sua cura. Essa verdade se aplica à ecologia e também à ecologia da consciência.”

Alan Wallace

Na prática de meditação seremos introduzidos a meditações que apresentam um caminho para a realização interior e para o florescimento humano. Essa é a felicidade obtida não por meio da conquista externa das condições naturais ou da obtenção da riqueza e fama, mas através da conquista de nossos obscurecimentos internos e da realização dos recursos naturais inerentes aos nossos corações e mentes.

Ao longo dos encontros utilizaremos técnicas e métodos ensinados pelo professor Alan Wallace. Allan é erudito budista e autor de diversos livros sobre o tema já traduzidos para o português, com ênfase especial nas técnicas de “shamatha” ou quiescência meditativa. Nessa prática nos familiarizaremos com o estado natural de nossas mentes, um estado de quietude e equilíbrio dinâmico.

Quietude, sem precisar fugir pras montanhas

Além das práticas formais teremos espaço para conversar sobre aspectos que irão apoiar o florescimento das qualidades que buscamos com a meditação. Nossas conversas serão sobre investigaremos nossa motivação, sobre o cultivo da atenção, sobre como desenvolver uma visão mais lúcida sobre a realidade e como abrir cada vez mais nossos corações para os outros.

A proposta é meditarmos juntos, conversar sobre as práticas e ganharmos confiança para que possamos manter uma prática regular em nosso cotidiano. Qualquer pessoa pode participar, desde iniciantes até praticantes mais experientes. Pessoas com restrições físicas também são bem-vindas: as posturas podem ser adaptadas tranquilamente às necessidades de cada um.

Facilitador

Daniel Cunha, professor de Meditação

Daniel Cunha é graduado em jornalismo e publica em veículos especializados na área da saúde e medicina integrativa. É praticante de meditação desde 2013 e se formou professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance), do Santa Barbara Institute for Consciousness, após treinamento de 5 semanas realizado em Pomaia, na Itália, em 2017.

Informações

Toda quarta feira, das 7h00 às 8h00 na ESYSP (Rua Cel Oscar Porto 836)