Pranayamas Tecnicas e Efeitos – Viloma Pranayama, por Geeta Iyengar

“Vi” significa negação, “Lomé” significa cabelo. Viloma significa contra o cabelo, ou contra a ordem natural das coisas. Viloma pranayama tem duas variações. A primeira variação eh feita com inalações interrompidas- este eh o estagio I; a segunda variação eh feita com exalações interrompidas- estagio II.

ESTAGIO I:

Técnica:

1.    Deite-se em savasana . isso deve ser feito corretamente como descrito nas técnicas de savasana. 2.    Esvazie os pulmões. 3.    Inale através das duas narinas  sentindo o toque do ar nas membranas externas. Siga todas as instruções dadas para Ujjayi Pranayama I em Puraka, mas lembre-se de que aqui teremos as interrupções. 4.    Inale por dois segundos, suspenda a inalação por 2 segundos, novamente inale por 2 segundos, segure o ar por 2 esgundos e continue nesse processo ateh que os pulmões estejam cheios. 5.    Depois da ultima inalação retenha o ar por 3 a 5 segundos. 6.    Exale devagar e profundamente como em Ujjayi pranayama I 7.    Isso completa um ciclo. No inicio faca de 6 a 8 ciclos . Gradualmente o numero de ciclos deve aumentar para 15 e 20. 8.    O ciclo completo de Viloma pranyama , estagio I eh como segue: (a) inalação-retencao; inalação-retencao; inalação-retencao (a ultima retenção eh um pouco mais longa que a 1ª; (b) complete inalação sem pausa. 9.    Depois dos 2 segundos de inalação o peito expande estende. O diafragma permanece firme. Durante a retenção não se deve soltar o peito, o diafragma, o esterno, e isso serve para cada inalação. Retenção não deve causar pressão no cérebro nem tensão. O abdômen não deve inflar na retenção. 10.    Esse pranayama pode tambem ser feito nas posturas sentadas- em siddhasana, virasana ou padmasana. Mas antes a pessoa precisa dominar savasana. 11.    Nas posturas em peh mantenha a espinha ereta. Abaixe a cabeca e Jalandhara bandha e siga as mesmas instruções acima. 12.    Geralmente uma mulher pode fazer 4 a 5 retencoes. Mais tarde quando a inalacao e seu tempo tiverem aumentado  o tempo de retenção tambem aumentarah. Entretanto as retenções devem acontecer sempre regulares com o mesmo tempo. 13.    No inicio o praticante encontrarah dificuldade de retenção em cada ciclo. Faca então um ciclo de Viloma pranayama e um ciclo e Ujjayi pranayama I (respiração profunda), isso eh dizer que os ciclos de Viloma pranayama e Ujjayi pranayam I devem ser alternados. O numero de ciclos de cada um deve ser o mesmo. Mais tarde o praticante deve fazer todos os ciclos de Viloma de uma soh vez.

ESTAGIO II:

TECNICA:

1. Depois de concluir o estagio I deixe 1 ou 2 minutos se passarem com a respiração normal. 2.Exale e, esvazie os pulmões. 3. inale devagar , de forma harmônica, profunda, e ritmada. Depois de uma inalação completa pause por um momento observando os seguintes pontos: (i) não eleve a cabeca (ii) mantenha o esterno alto (iii) mantenha o diafragma firme de forma a não exalar repentinamente. 4.  exale por 2 segundos , pause por dois segundos, de novo exale por 2 segundos, pausa por 2 segundos, continue dessa forma ateh que os pulmões se esvaziem por completo. 5. depois da ultima exalacao retenha o ar por 2 ou 3 segundos e isso completa um ciclo. 6. no inicoi pratique 6 a 8 ciclos e gradualmente aumente para 15 a 20. 7. o completo ciclo de Viloma Pranayama, estagio II eh como segue: (a) completa inalação, (b) exalacao-retencao; exalacao-retencao; exalacao-retencao e assim por diante. 8. em cada retenção tem firmeza e calma no peito mas isso não expande nem contrai. Depois de completa exalacao relaxe a cabeca, o peito o diafragma antes de iniciar a inalação.

Instruções Especiais:

(1)    Estagio II pode ser feito em posição sentada como mencionada no estagio I, mas depois de ter conquistado savasana. (2)    Nas posturas sentados Jalandhara bandha deve ser feita para evitar pressao cardíaca. Siga as mesmas técnicas acima. (3)    O numero de pausas nas inalações (esatgio I) e exalacao (estagio II) devem ser iguais. As exalações interrompidas e retenções no estgio II devem ser igualmente divididas dentro do tempo que são performadas. (4)    Aqui tambem eh difícil fazer vários ciclos de viloma pranayama estagioII de uma soh vez. Os ciclos do estagio II e do ujjayi pranayama devem ser feito alternadamente . o mesmo numero de cada deve ser feito. Mais tarde todos os ciclos do estagio II devem ser feito de uma soh vez. Efeitos: estagio I de Viloma pranayama eh eficaz nos casos de pressão baixa, mas ambos pode ser praticados . se a mente não chegou no significado de respiração profunda ela vai chegar nesses casos. Vloma pranayama cura respiração fraca. Asma, tuberculose e diabetes. Os efeitos na mente são particularmente discerníveis e ótimo para as mulheres quando os humores estão perturbados.

O que as pessoas disseram sobre isso:

Boa tarde, já sou praticante do Iyengar yoga mas tenho interesse em aperfeiçoar técnicas de pranchamos. Aqui em Brasília não encontrei nenhuma escola ou mesmo um espaço com tal finalidade, gostaria de orientações se possível. Namestê!

[…] Pranayamas Tecnicas e Efeitos – Viloma Pranayama, por Geeta Iyengar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *