Mantra a Patanjali em Áudio - Patanjali Sutra

Em todo início de prática usualmente entoamos o **Mantra a Patanjali**, que foi originalmente apresentado por *Bhojavritti* nos seus comentários sobre os **Yoga Sutras**. Patanjali foi um sábio que viveu na Índia antiga. A ele é atribuída a autoria do **Yoga Sutras**, o texto que contém as bases da Filosofia do Yoga Clássico.

Entoar o mantra no início das práticas é uma forma de reconhecer a sabedoria do sábio Patanjali que continua viva até os dias de hoje por meio da nossa prática. Ao relembrar desse grande sábio do passado podemos nos entregar completamente para a prática, assim entoar o mantra a Patanjali traz o aspecto sagrado da prática de Yoga.

O MANTRA A PATANJALI

YOGENA CITTASYA PADENA VACAM
MALAM SARIRASYA CA VAIDYAKENA
YOPAKAROTTAM PRAVARAM MUNINAM
PATANJALIM PRANJALIR ANATO’SMI
ABAHU PURUSAKARAM
SANKHA CARKRASI DHARINAM
SAHASRA SIRASAM SVETAM
PRANAMAMI PATANJALIM

TRADUÇÃO DO MANTRA A PATANJALI

Inclino-me perante o mais nobre dos sábios, Patanjali, que nos deu o yoga para a serenidade e santidade da mente, gramática para a pureza da fala e medicina para saúde perfeita. Inclino-me diante de Patanjali, encarnação de Adisesa, cujo corpo superior tem forma humana, que segura uma concha e um disco, que é coroado por uma serpente de mil cabeças.

ÁUDIO DO MANTRA A PATANJALI

SHANTI MANTRA

Aqui também o Mantra da Paz (Shanti Mantra)

Om sahanavavatu… Om sahanavavatu sahanau bhunaktu sahaviryam karva vahai tejas vinava dhitamastu ma vidvisha vahai Om shanti shanti shanti.

“Que estejamos protegidos e unidos; Que estejamos nutridos e unidos; Que possamos trabalhar juntos, unindo forças pelo bem comum; Que nosso saber seja luminoso e realizador; Que nunca briguemos; Que haja paz, paz, paz.” (Do Taittiriya Upanishad, Brahmavalli)

OM MANGALAM MANTRA

Om swasthi praja bhyah pari pala yantam… Om swasthi praja bhyah pari pala yantam nya yena margena mahi mahishaha go brahmanebhyaha shubamastu nityam loka samasta sukhino bhavantu Om “Om.

Que a prosperidade seja glorificada e a abundancia prevaleça. Que os governantes governem com virtude, verdade e justiça. Que a Divindade e a erudição sejam protegidas. Que todos os seres do mundo sejam felizes e prósperos. Om.”

INVOCAÇÕES LONGAS

Por vezes é entoada uma versão mais longa os mantras, aqui você encontra a tradução bem como sua transliteração. Veja que essa versão começa com o Mantra a Patanjali.

YOGENA CITTASYA PADENA VĀCĀM MALAM ŚARĪRASYA CA VAIDYAKENA YOPAKĀROTTAM PRAVARAM MUNĪNĀM PATAŇJALIM PRĀŇJALIR ĀNATO’SMI ĀBĀHU PURUSAKĀRĀM ŚANKHA CAKRĀSI DHĀRINAM SAHASRA ŚIRASAM ŚVETAM PRANAMĀMI PATAŇJALIM Inclino-me perante o mais nobre dos sábios, Patanjali, que nos deu o yoga para serenidade e santidade da mente, gramática para clareza e pureza da fala e medicina para saúde perfeita. Inclino-me diante de Patanjali, incarnação da Adisesa, cujo corpo superior tem forma humana, que segura uma concha e um disco, que é coroado por uma serpente de mil cabeças.

VAKRA TUNDA MAHĀ KĀYA SŪRYA KOTI SAMAPRABHA NIRVIGHNAM KURU ME DEVA ŚUBHA KĀRYESU SARVADĀ Oh! Ganesh, cabeça de elefante, o Poderoso! Teu esplendor é igual a bilhões de sois! Remova sempre, eu lhe peço, todos os obstáculos do caminho das minhas ações auspiciosas.

GURUR BRAHMA, GURUR VISNU, GURUR DEVO MAHESVARAH GURUR SĀKSAT, PARAM BRAHMA, TASMAI ŚRIGURAVE NAMAH BRAHMĀNANDAM PARAMASUKHADAM KEVALAM JŇĀNA-MŪRTIM DVANDVĀTITAM GAGANASADRSAM TAT-TVAM-ASY-ĀDILAKSAM EKAM NITYAM VIMALAM ACALAM SARVADHISĀKSI-BHŪTAM BHĀVĀTĪTAM TRIGUNARAHITAM SATGURUM TAM NAMĀMI Guru é verdadeiramente Brahma, Guru é verdadeiramente Visnu, Guru é verdadeiramente Shiva, Guru é mesmo o Supremo, a ele eu me inclino. Eu saúdo o Guru que é o próprio estado sagrado de Brahma, que traz somente felicidade, que personifica o conhecimento, que atravessou todas as dualidades, que é tão vasto como o céu, que é o sinal tangível do “você é isso”. Aquele que não tem imperfeições, imutável, sublime, testemunha de todos os seres, aquele que se move além da existência e não é afetado pelos três gunas. Então, é o verdadeiro Guru. Eu saúdo este Guru.

ŚĀNTĀKĀRAM BHUJAGA-ŚAYANAM PADMANĀBHAM SUREŚAM VIŚVĀDHĀRAM GAGANA-SADRŚAM MEGHA-VARNAM ŚUBHĀNGAM LAKSMĪ-KĀNTAM KAMALA-NAYANAM YOGIBHIR-DHYĀNA-GAMYAM VANDE VISNUM BHAVA-BHAYĀHARAM SARVA-LOKAIKA-NĀTHAM Meditamos sobre o Mestre do Universo, Lorde Visnu, que é sempre pacífico, que de deita na grande cama-serpente, cujo umbigo brota a lótus do poder criativo. Que é o controlador dos deuses, cuja forma é todo o universo, que é onipresente como o céu, do tom da nuvem, de beleza fascinante, Lorde de Laksmi, com olhos de lótus, ele que habita os corações dos yoguis aquele pode ser abordado e percebido através da meditação, aquele que destrói o medo de Samsara.

AUM SA HA NĀVAVATU SA HA NAU BHUNAKTU SA HA VĪRYAM KARAVĀVAHAI TEJASVINĀVADHĪTAMASTU MĀ VIDDVISĀVHAI AUM ŚĀNTIH ŚĀNTIH ŚĀNTIH Que Ele nos proteja, que Ele nos guie, que trabalhemos juntos, com vigor, que nosso estudo seja brilhante, que não exista aversão entre nós, aum paz, paz paz