Iyengar Yoga – Alívio do desconforto do dia-a-dia

Estamos felizes em anunciar um novo curso online, fruto da parceria entre o Estúdio Iyengar Yoga São Paulo  com a NAMU curso:

Iyengar Yoga – Alívio de desconforto do dia-a-dia.

Essa iniciativa foi feita entendendo a necessidade de milhares de pessoas em buscar alívio para dores musculares, enxaquecas, pressão alta, insônia e outros desconfortos que já fazem parte de sua rotina, trazendo um sofrimento exagerado e desnecessário para as atividades diárias.

Nesse curso, a professora  Analu Matsubara, nos guia, com maestria,  através do método Iyengar, em como executar posturas que, não somente, propiciam um alívio aos desconfortos e dores trazidas pelas tensões, mas também trazem, na prática diária, maior consciência e alinhamento corporal, elevação no bem-estar mental e consequentemente um controle da ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico.

O curso é básico, com carga horária de 5h, lembrando que o método tem como lema, “Yoga para todos”,  ou seja, é uma prática segura, eficaz e pode ser praticada por qualquer pessoa sem pré-requisitos.

Então não perca essa chance, mas tenha em mente outro ensinamento importante que Iyengar nos deixou: “a prática deve acontecer no limiar entre a Coragem e o Cuidado”, por isso, se você tem alguma condição especial de saúde é importante que consulte seu médico antes de iniciar a prática para que tenha consciência dos cuidados necessários para seu caso.

Conteúdo Programático:

Aula 1: Posturas Restauradoras

  • Criar espaçamento entre as vértebras da coluna
  • Expandir o peito – principalmente a área das “axilas do peito”
  • Executar Asanas invertidos para acalmar o sistema nervoso e ativar o sistema imune

Aula 2: Posturas para o período menstrual

  • Aliviar os incômodos característicos de período

Importante: as posturas de inversão e torções não (exceto bharadvajasana) são permitidas nesse período, pois podem acarretar em deslocamento da menstruação do útero para a cavidade abdominal.

Aula 3: Posturas para lombalgia (dor lombar)

  • Ganhar espaço na articulação coxofemoral e nas virilhas internas.
  • Aprender a manter a rotação das coxas para trás e estender a coluna verticalmente antes de promover a rotação nas torções.

Aula 4: Posturas para dor de cabeça e enxaqueca

  • Encontrar espaços entre as vértebras da coluna para possibilitar o descanso da parte frontal do cérebro e favorecer a circulação sanguínea pelas artérias vertebrais posteriores e, consequentemente, por todo encéfalo.

Aula 5: Posturas para pressão alta

  • Encontrar espaço entre as vértebras da coluna para possibilitar o descanso da parte frontal do cérebro.
  • Trabalhar posturas que favorecem a respiração e ativam o reflexo quimiorreceptor que controla a pressão arterial, contribuindo para sua redução e estabilização.

Aula 6: Posturas para controle da ansiedade

  • Estabelecer a formação de espaço entre as vértebras da coluna;
  • Fazer a gestão de reabilitação e preservação dos espaços internos;
  • Buscar respirações amplas, favorecendo a circulação sanguínea e a oxigenação.

Aula 7: Posturas para estabilidade emocional

  • Alongar a coluna vertebral e focar nas posturas de inversão, aumentando paulatinamente a permanência nas mesmas.
  • Praticar asanas restaurativos que relaxam o diafragma e ampliam a respiração.

Aula 8: Postura para insônia

  • Descomprimir as vertebras e relaxar a atividade mental;
  • Melhorar a oxigenação sistêmica dos tecidos e órgãos, contribuindo para a diminuição do nível de estresse e colaborando com a redução e controle dos hormônios relacionados, como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina

Aula 9: Posturas para o sistema imunológico

  • Descomprimir as vértebras da coluna; ativar a região posterior do corpo e seus tecidos;
  • Expandir o tórax e ativar as glândulas suprarrenais;
  • Otimizar a oxigenação de regiões encefálicas como o hipotálamo e a hipófise.

Confira um pouquinho dessa oportunidade que Analu nos traz:

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