Conheça o Instituto em Puna

Esse vídeo mostra a riqueza que temos em Puna, com o Instituto Iyengar de Yoga e toda contribuição de B.K.S Iyengar para o mundo.  

Caminhamos pela  vila industrial de Puna, metrópole de cem milhões de habitantes,  palco do Instituto Iyengar Yoga, o mais prestigiado do mundo.  Vemos que os indianos praticam o Yoga buscando a purificar o corpo, acessar o espírito e favorecer a harmonia interior. É desse local que a metodologia Iyengar se dissipa para mais de 50 países, sendo o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute local de peregrinação de todos adeptos do método.

Quem estudou e nos explica esse lado mais espiritual dos ensinamentos do Guruji é Prashant Iyengar, considerado um mestre das interpretações dos ensinamentos de Iyengar sobre a exploração do nosso mundo interior. Ele deixa claro em seu relato que não devemos confundir isso com religião, segundo Prashant não há vínculo religioso com o método Iyengar.

O vídeo está em francês, mas mesmo para os que não entendem o idioma ele traz em suas imagens a riqueza de se sentir nesse universo da Índia, de acompanhar pessoas que vão em busca de tratamento e melhora através do método. É possível vê-los nas posturas e nos enriquecer com as  explicações de como elas podem atuar no corpo de cada indivíduo.

 Conhecemos também,  a história de alguns pacientes e o trabalho de B.K.S Iyengar através do desenvolvimento da atividade pela sua filha e seus relatos. Segundo ela, B.K.S  Iyengar era brilhante, espontâneo, mas também muito rigoroso. Ela diz que ele era altruísta, trabalhava mesmo quando estava doente e dizia: “meus alunos precisam de mim”, ela encerra dizendo que ele era de fato um yogue.

Acompanhamos também a seleção de professores de Puna e o desenvolvimento do tratamento de vários pacientes, entre eles, um paciente com leucemia tem mais destaque. Seus médicos escolheram protocolo baseado nos remédios, sem quimioterapia e ele escolheu método Iyengar Yoga como melhor aposta para sair do seu quadro. Podemos ver ao longo do vídeo todas as posturas que podem auxiliá-lo e o porquê de cada asana e os  efeitos em seu corpo. Ele relata que melhorou bastante desde que chegou em Puna e que o Yoga permite que ele se sinta com mais energia e relaxado, o que antes era impossível com sua condição.

É possível observar através do tratamento de cada paciente e explicação da escolha dos asanas, a importância de cada acessório para a composição das posturas deles, de acordo com cada limitação e a função da alimentação na cura do corpo.

Acompanhamos na narração a viagem pela Índia, conhecendo os hábitos de seus habitantes e sua relação com o Yoga apresentado por B.K.S Iyengar.  Mostra como ele contribuiu com o a melhoria das condições de vida dos habitantes de Bellur construindo escolas entre outras coisas. Vemos as crianças alegres na escola tendo no aprendizado do Yoga tanta importância quanto aprender a ler e escrever, praticando todos os dias as lições de Guruji, como foi respeitosamente apelidado.

Tanta riqueza num só vídeo, conhecer Puna e a cidade natal de B.K.S Iyengar, Bellur, e toda rotina dos habitantes, as contribuições de Guruji,  vida e legado deixado.  Vale a pena conferir!

O que as pessoas disseram sobre isso:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *