Ciclo de Vivências: Yoga, Equilíbrio Emocional e os 5 elementos

O Estúdio de Yoga São Paulo (ESYSP) tem a felicidade de anunciar um novo ciclo de vivências de 2019. O tema desse ano será: Yoga,Equilíbrio Emocional e os 5 elementos. Este ciclo será composto de intensivos de finais de semana destinados a todos os praticantes de yoga, tanto iniciantes como aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na prática. Cada ciclo terá uma parte destinada à prática do Iyengar Yoga conduzida por Analu Matsubara, e outra parte destinada ao Cultivo do Equilíbrio Emocional e meditação, conduzida por Jonathan Batista.

Serão 4 encontros sendo que cada encontro tem como temática um elemento (Terra, Água, Fogo e Ar), o elemento Espaço permeia todos os encontros.

5-elementos-Iyengar-Yoga

Tomando como inspiração o estudo dos elementos, cada prática dará ênfase a um desses elementos. O primeiro intensivo terá como foco o estudo do elemento Terra; como os asanas em pé produzem conexão, estabilidade, estamina e força. Do ponto de vista emocional teremos o medo como emoção para estudo. Além disso, os praticantes serão introduzido a práticas de equilíbrio de motivação e propósito.

No segundo encontro as práticas estarão pautadas no elemento Água, trabalhando a fluidez e flexibilidade, assim como humildade e reverência. Traremos também conteúdos relacionados ao equilíbrio da atenção e à emoção da tristeza.

O terceiro encontro buscará a purificação, energia e força de vontade através do elemento Fogo, usando as posturas em torções. Como era de se esperar, a emoção que estudaremos será a raiva. Além disso, observaremos como a faculdade da cognição pode também ser cultivada e equilibrada.

No último intensivo do ano será a vez do elemento Ar, com a  leveza do surya namaskar, saltos e equilíbrio sobre as mãos. O mote no campo das emoções será a alegria e o equilíbrio afetivo.

Sobre o Yoga

O Iyengar Yoga é uma modalidade de yoga fundamentada nos ensinamentos de B.K.S.Iyengar. Trata-se de um estilo que tem como principal objetivo aproximar o yoga de qualquer pessoa independente da sua condição física. Para tanto, as posturas podem ser executadas com auxílio de acessórios que proporcionam clareza no ensino e a correta execução dos asanas que são ensinados com grande rigor técnico e foco no alinhamento. O aluno iniciante rapidamente ganha vitalidade elevando fluxo de oxigênio e prana às suas células despertando a consciência corporal e melhorando a saúde de forma integral.

Sobre o Cultivando o Equilíbrio Emocional

O programa Cultivating Emotional Balance, foi desenvolvido por Paul Ekman – psicólogo que por décadas dedicou-se ao estudo das emoções – e Alan Wallace – físico e estudioso das tradições meditativas. A intenção principal do CEB é oferecer recursos para que o participante aprenda a cultivar níveis cada vez maiores de bem-estar emocional. Neste contexto, bem-estar equivale à felicidade genuína, aquela que deriva do que cultivamos e trazemos ao mundo, de forma não condicionada e não modulada pelas circunstâncias externas. O bem-estar é o resultado do cultivo de quatro inteligências que resultam em quatro equilíbrios: Equilíbrio de Propósito, Equilíbrio da Atenção, Equilíbrio Cognitivo e Equilíbrio Afetivo.

Quem são os professores

Ana Luisa Matsubara
Analu Matsubara, professora de Iyengar Yoga

Analu Matsubara

Professora certificada internacionalmente nível Senior pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia através da Associação Brasileira de Iyengar Yoga.
Seus principais professores: Faeq Biria, Corine Biria, Jordi Marti, Maria de Jesús Lorrio Castro, Kalidas Nuyken.

Jonathan Batista
Jonathan Batista, professor de Yoga e Meditação

Jonathan Batista

Praticante de meditação, professor de meditação pelo programa Cultivating Emotional Balance do Santa Barbara Institute (EUA). Praticante e professor de Yoga, diretor do Estúdio de Yoga São Paulo (São Paulo, SP), Casa Azul Yoga (Osasco, SP) e do Karuna Espaço de Yoga (São Joaquim da Barra, SP). Pai da Ísis. Formado em Química pela USP, mestre em Hidrogeologia e Meio Ambiente também pela USP. Um curioso.

Informações

Programação

  • Módulo 1 TERRA (Asanas em pé – estrutura) – Março 30/31
  • Módulo 2 ÁGUA (Flexibilidade) – Maio 04/05
  • Módulo 3 FOGO (Torções e posturas de barco) – Junho 29/30
  • Módulo 4 AR (Suryas Namaskar – Saltos – equilíbrio sobre as mãos) – Agosto 10/11

Cada módulo será dividido da seguinte maneira:

  • Sábado
    • 9h00 – 12h30 → Yoga
    • 14h00 – 16h00 → CEB
    • 16h15 – 17h45→ Yoga (Invertidas)
  • Domingo
    • 9h00 – 11h00 → CEB
    • 11h00 – 12h30 → Yoga

Valores

Curso todo (4 módulos)

  • 1 x 1.590 = 1.590 (à vista)
  • 2 x 845 = 1.690
  • 3 x 577 = 1.730
  • 4 x 437,50 = 1.750
  • 5 x 358 = 1.790
  • 6 x 305 = 1.830

Pagamento à vista em dinheiro, direto no estúdio: R$ 1480.

Parcelamento

O parcelamento é possível com cheques, boletos, cartão de crédito. No cartão de crédito é possível o parcelamento em até 12x.

Módulo avulso: R$ 550

Inscrições

O que as pessoas disseram sobre isso:

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *